Advogado de Lula e jurista baiano são finalistas na disputa por vaga no STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está prestes a definir o nome do próximo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que ocupará a vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski. De acordo com informações preliminares, um baiano está entre os finalistas da corrida pela indicação.

O favorito na disputa é o advogado do presidente, Cristiano Zanin, que afirmou ter uma relação de amizade e respeito com o jurista baiano Manoel Carlos de Almeida Neto, que é o favorito de Ricardo Lewandowski para a vaga. Almeida Neto é um advogado baiano respeitado e conhecido por ter uma postura firme e independente em suas decisões.

Além disso, Almeida Neto já defendeu Zanin em diversas ocasiões, quando o advogado de Lula sofreu ataques pessoais. A sintonia entre os dois é um ponto positivo para o jurista baiano na disputa pela indicação.

Ambos os candidatos apontam que a escolha para o STF é uma competência exclusiva do presidente, devendo ser submetida ao crivo do Senado. Almeida Neto também afirmou que aqueles que desqualificam o outro candidato não merecem estar nesse processo.