Na última terça-feira (21), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou a contratação de 1.624 profissionais da Educação Especial no estado. A medida visa auxiliar no aprendizado dos estudantes com deficiência nas unidades escolares do estado. Esses alunos possuem condições especiais necessárias para o desenvolvimento pessoal e educacional.
Os profissionais contratados atuarão como cuidadores educacionais, intérpretes de Libras, instrutores de Libras, brailistas e técnicos de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Com a publicação no Diário Oficial desta quarta-feira (22), a Secretaria da Educação do Estado (SEC) estará apta para contratar os docentes em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).
Além disso, o governador sancionou a lei que institui o mês de setembro como o mês dedicado à promoção dos direitos das pessoas com deficiência. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão social das pessoas com deficiência e combater a discriminação.
Conforme profissionais da psicologia infantil, o acompanhamento específico na área da educação é essencial para o desenvolvimento de uma criança com deficiência, isso porque o processo de aprendizado é mais complexo para esses estudantes. Muitas vezes, eles têm dificuldade em compreender comandos coletivos, e os acompanhantes e ferramentas destinados a eles se tornam a ponte entre os professores e os colegas das crianças.
A Bahia é um dos primeiros estados brasileiros a tomar essa iniciativa de contratar profissionais para auxiliar no aprendizado dos estudantes com deficiência. A presença desses profissionais nas unidades escolares é fundamental para a inclusão social e o desenvolvimento educacional desses alunos.