A cidade de Lauro de Freitas está prestes a receber a 23ª edição do espetáculo “Paixão de Cristo da Bahia”, um dos maiores eventos de teatro ao ar livre do estado. O espetáculo acontecerá nos dias 1º e 2 de abril, na Praça da Matriz, e a entrada será feita mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado às Obras Assistenciais da Paróquia Santo Amaro de Ipitanga.
Idealizada por Duzinho Nery, diretor de teatro e produtor cultural, a Paixão de Cristo da Bahia reúne mais de 300 pessoas em cena. Em 2022, após o falecimento de Duzinho, seu irmão Alan assumiu a direção do espetáculo, dando continuidade ao trabalho realizado por Duzinho. O evento é uma realização da Cia. Távola de Teatro, com apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, Nova Academia da Praça, Matriz Auto Escola, Clube Ipitanga e Boi Dourado.
A encenação teatral se consolidou na cidade após uma apresentação do “Oratório da Paixão”, em 7 de abril de 1998, um espetáculo de autoria da baiana Odete Villas-Bôas, que vinha sendo apresentado desde 1981 pelo Coral Regina Sacratissimi Rosarii e pelo Grupo de Teatro Sacro da Bahia. Após essa apresentação, um grupo de jovens católicos liderado por Duzinho Nery teve a ideia de produzir e dirigir a “Paixão de Cristo”, com o apoio da Pastoral da Juventude da Paróquia Santo Amaro de Ipitanga.
A peça teatral estreou em 28 de março de 1999, na Praça da Matriz, no Domingo de Ramos. Desde então, o local se tornou o palco natural do espetáculo, que se tornou o maior evento de teatro ao ar livre da Bahia, com mais de 300 integrantes do elenco e um grande público que assistia à apresentação na Arena da Paixão. Cerca de 5 mil pessoas por dia ocupavam as arquibancadas montadas no entorno da praça para assistir ao espetáculo.