O Papa Francisco, de 86 anos, foi internado no hospital Policlínica A. Gemelli, em Roma, nesta quarta-feira (29), devido a uma infecção respiratória. Segundo informações do Vaticano, o pontífice se queixou de dificuldades respiratórias nos últimos dias, mas testou negativo para Covid-19. O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou que o papa foi submetido a exames médicos que exigirão alguns dias de terapia médica hospitalar apropriada.
De acordo com o jornal italiano “Corriere della Sera”, o papa chegou ao hospital de ambulância no fim da manhã após passar mal com problemas no coração e dores pulmonares. Antes de ser internado, ele participou de uma audiência geral na Praça de São Pedro.
O hospital não divulgou informações adicionais sobre o estado de saúde, mas a internação do líder religioso gerou preocupação entre os fiéis e os líderes mundiais. O Papa Francisco é conhecido por ser um líder carismático e progressista, que se destaca por suas posições sobre a crise climática, a desigualdade social e a reforma da Igreja Católica.
“Nos últimos dias, o Papa Francisco se queixou de algumas dificuldades respiratórias e esta tarde foi à Policlínica A. Gemelli para fazer alguns exames médicos (infecção por covid-19 excluída) que exigirá alguns dias de terapia médica hospitalar apropriada”, divulgou Matteo Bruni, em comunicado.