A sinuca vem se profissionalizando no Brasil, e um dos destaques atuais é o baiano Josué Ramalho da Silva, conhecido como Baianinho de Mauá. Ele deixou o amadorismo para se tornar um profissional da sinuquinha e tem atraído milhões de visualizações nas redes sociais.
Natural da cidade de Paulo Afonso, interior da Bahia, Baianinho começou jogando em bares do interior até chegar em São Paulo. Ele decidiu viver somente das apostas na sinuca após algum tempo vivendo em Ribeirão Preto (SP). Atualmente, Baianinho soma mais de 100 vitórias em jogos e torneios oficiais organizados nos últimos anos.
Baianinho de Mauá revelou que teve que ir embora da cidade pois não encontrava mais adversário e resolveu ir para São Paulo. Ele percorreu as cidades vizinhas, jogando em toda a redondeza e ganhando do pessoal. Quando perguntavam de onde ele era, ele respondia que era de Mauá, o que acabou lhe rendendo o apelido.
Hoje, Baianinho de Mauá vive das premiações conquistadas em campeonatos e da presença vip em casas de jogos. Ele tem cobrado cachê de R$12 mil para participar de eventos fora do calendário e participa de pelo menos dois eventos corporativos por mês, além dos torneios oficiais.
No final de 2022, Baianinho faturou o maior prêmio da história da sinuca brasileira. Ele ganhou R$ 400 mil pela vitória sobre Felipinho, considerado outro grande nome da atualidade no esporte. A partida durou mais de quatro horas e foi transmitida ao vivo, tendo mais de 1 milhão de visualizações no YouTube.
Baianinho de Mauá afirmou que a sinuca é um esporte difícil e que atrai muitos espectadores. Ele disse: “Sinuca é esporte. A galera curte porque dois jogadores jogando é bonito, até quando o Baianinho não está jogando é bonito. É difícil o jogo de sinuca, não é fácil”.