Durante a Semana Santa na Bahia, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) reforçou sua equipe para fiscalizar as rodovias mais movimentadas do estado. Com foco na segurança viária, a PRF concentrou suas ações em coibir as ultrapassagens proibidas, o uso de álcool ao volante, o controle de velocidade, a falta do cinto de segurança e demais dispositivos de retenção obrigatórios, o uso do celular ao volante, a conservação dos veículos, o transporte de carga e o trânsito irregular de motocicletas e ciclomotores.
De acordo com a Informação 1, a PRF fiscalizou 4.925 veículos e abordou cerca de 6.354 pessoas em ações de policiamento. Durante as abordagens, foram realizados 2.949 testes com etilômetro, resultando no flagrante de 41 motoristas que dirigiam sob o efeito de álcool.
Além disso, a PRF autuou 2.882 condutores por diversas infrações de trânsito, como ultrapassagem proibida, falta de equipamentos de segurança obrigatórios e uso de celular ao volante. As ações educativas para o trânsito também foram intensificadas, atingindo quase 2.500 pessoas.
Apesar de todo o trabalho educativo, muitas pessoas colocaram suas vidas e a de outros em risco. Durante a Semana Santa, a PRF registrou 33 acidentes, o que representa uma redução em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 37 acidentes. Entretanto, foram registrados 8 óbitos em decorrência dos acidentes, sendo que a maioria aconteceu em trechos das BRs 110, 116, 242 e 407.
A PRF também intensificou suas ações de enfrentamento à criminalidade, especialmente em relação ao tráfico de drogas e contrabando de cigarros. Durante a Operação Semana Santa, foram registradas 31 ocorrências policiais, resultando em 24 pessoas detidas por diversos crimes. As abordagens resultaram na recuperação de 7 veículos roubados, além da apreensão de 2,7 Kg de cocaína e 420 comprimidos de anfetaminas.