BYD negocia fábrica de carros elétricos em Camaçari com apoio de Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atualmente em visita oficial à China, se reuniu nesta quinta-feira, 13, com o CEO da empresa de veículos elétricos BYD, Wang Chuanfu. A reunião contou com a presença de ministros e governadores que fazem parte da comitiva presidencial, incluindo o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

Durante o encontro, Wang Chuanfu falou sobre as políticas chinesas que permitiram o desenvolvimento de uma indústria de veículos elétricos no país, tanto de carros de passeio como de ônibus de transporte público. Ele também apresentou os planos da BYD de construir uma fábrica de automóveis elétricos em Camaçari.

O governador Jerônimo Rodrigues, que chegou à China antes da comitiva presidencial, visitou no domingo duas fábricas da BYD, uma que produz carros elétricos e outra que faz ônibus elétricos. As duas unidades produzem mais de 400 mil veículos por ano. Rodrigues se mostrou otimista em relação à possibilidade de a empresa chinesa se estabelecer na Bahia, afirmando que “vamos batalhar para levar essa indústria para Bahia”.

A BYD já negocia com a Ford para assumir a planta industrial da montadora americana no polo industrial de Camaçari. A empresa chinesa é líder mundial em veículos elétricos e já tem parceria com outras montadoras, como a alemã Daimler e a japonesa Toyota.

Para Lula, a visita à empresa de veículos elétricos é mais uma oportunidade de promover a cooperação entre Brasil e China em áreas estratégicas como a indústria automotiva e a tecnologia.

“A China é uma referência mundial em desenvolvimento tecnológico e precisamos aprender com a experiência do país para impulsionar o crescimento e a inovação em nosso próprio país”, afirmou o mandatário.