IFBA reforça segurança para prevenir ataques em unidades de ensino na Bahia

O Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Salvador, adotou medidas de segurança para evitar possíveis episódios de ataques, após anúncios e tentativas de ataques em unidades de ensino que causaram pânico na comunidade escolar baiana nos últimos dias.

Em comunicado divulgado nas redes sociais, o IFBA anunciou o reforço da segurança em suas dependências, com aumento do rigor do acesso ao campus, instalação de câmeras de monitoramento, estudo do funcionamento de catracas e cartão de acesso, reforço com mais um vigilante e orientações à equipe de segurança e portaria.

A direção da instituição também ressaltou a importância de estar atento a sinais e comportamentos repetitivos e agressivos, desconexão das atividades coletivas e isolamento, sentimento de perseguição, fascinação por armas, melancolia e pouca interação por longos períodos. Nesses casos, a comunicação deve ser feita à Diretoria de Ensino ou às suas Diretorias Adjuntas, além dos canais institucionais internos e externos.

O Instituto lembrou ainda que o Ministério da Justiça e Segurança Pública abriu canais para denúncias e que a Diretoria Geral deve ser acionada para informações de casos suspeitos. No entanto, a instituição pediu que não se compartilhe mensagens e curtir postagens que promovam atos de violência, a fim de evitar a propagação dessas informações.

A preocupação com a segurança nas escolas na Bahia levou os secretários estaduais da Educação, da Justiça e Direitos Humanos e da Segurança Pública a se reunirem para avaliar e monitorar episódios e ameaças ocorridos em escolas públicas e privadas na região. De acordo com a SSP, até o momento, 30 pessoas, entre adolescentes, crianças e adultos, foram identificadas após produzirem e disseminar fake news ou por levar armas brancas e simulacros de pistola para escolas.