O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Lisboa na manhã desta sexta-feira, 21, para assinar cerca de 10 acordos entre Brasil e Portugal. A viagem marca a primeira visita oficial de Lula à Europa desde que assumiu o mandato. Acompanhado da primeira-dama, Janja, e de sete ministros, o avião presidencial pousou no Aeroporto de Lisboa às 10h35, horário local.
De acordo com o Itamaraty, oito dos acordos que Lula irá assinar já haviam sido negociados antes da viagem. Entre eles, está a concessão de equivalência aos ensinos fundamental e médio do Brasil ao de Portugal, além de um acordo para que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira tenha validade permanente em Portugal e vice-versa.
As tratativas para os outros dois acordos, que envolvem as áreas de geologia e energia, serão finalizadas em Lisboa. Além disso, estão previstos acordos nas áreas de produção audiovisual, turismo, saúde e direitos humanos.
Lula e a comitiva presidencial foram recebidos pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém. Durante a reunião, os dois líderes discutiram as relações bilaterais entre os dois países e a possibilidade de expandi-las ainda mais.
“Portugal é um país amigo e irmão, e a visita do presidente Lula é extremamente importante para reforçar os laços entre nossas nações. Estamos muito felizes em recebê-lo aqui em Portugal”, afirmou Rebelo de Sousa.
Além das reuniões oficiais, Lula também deve participar de um encontro com a comunidade brasileira em Lisboa. Ainda não foram divulgados detalhes sobre esse evento.
Bom diaaa, Lisboa! 🇵🇹 pic.twitter.com/f3MrZn6lni
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) April 21, 2023