Suspeito de homicídio e agressor de mulher são presos com uso de reconhecimento facial na Micareta de Feira de Santana

A Micareta de Feira de Santana começou com uma ação importante da polícia local. Logo nas duas primeiras horas da festa, dois indivíduos foram presos graças à tecnologia de reconhecimento facial. Um deles era suspeito de homicídio e o outro tinha mandado de prisão por violência contra mulher.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o suspeito de homicídio foi capturado com mais de 95% de similaridade ao passar por um dos Portais de Abordagem equipados com a tecnologia. Já o agressor foi alcançado pelas equipes de rua após um alerta emitido pela ferramenta. Essa é a segunda vez que a tecnologia de reconhecimento facial é usada na Micareta de Feira de Santana. Em 2019, a ferramenta contribuiu para a captura de 33 foragidos da Justiça.

O Sistema de Reconhecimento Facial está presente nos principais pontos do Circuito Maneca Ferreira, com mais de 50 pontos de videomonitoramento, 20 deles com câmeras inteligentes. Os oito Portais de Abordagem, que são os principais acessos à festa, também estão equipados com as ferramentas capazes de fazer análise dos rostos que ingressam no circuito e apontar a presença de foragidos da Justiça.

Além disso, duas Plataformas de Observação Elevadas (POE) foram estacionadas em pontos estratégicos. O objetivo é ampliar o raio de visão das equipes policiais e garantir mais segurança durante a festa.

A Micareta de Feira de Santana é uma das maiores festas populares da Bahia, atraindo milhares de pessoas de todas as partes do Brasil. Com a tecnologia de reconhecimento facial, a segurança é reforçada e o trabalho da polícia é facilitado, permitindo a captura de criminosos e garantindo um ambiente mais seguro para todos os foliões.