Fortes chuvas deixam mais de 9 mil afetados na Bahia: saiba mais sobre os municípios

Mais de 9 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o estado da Bahia nos últimos dias, segundo informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec). Até a tarde desta terça-feira (25), haviam sido registradas 65 pessoas desabrigadas, 8.081 desalojadas e 9.348 outras afetadas em decorrência dos efeitos diretos do desastre em 25 municípios atingidos. Destes, cinco estão com decreto de Situação de Emergência (SE): Santa Cruz Cabrália, Ilhéus, Belmonte, Porto Seguro e Itapebi. Os demais municípios são: Anagé, Caraíbas, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itabuna, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas, Vereda e Vitória da Conquista.

As equipes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM) estão empenhadas em prestar atendimento à população em áreas isoladas na região de Santa Cruz Cabrália. A ação começou no dia 24 de abril com a distribuição de cestas básicas, água potável e colchões. Além disso, os bombeiros permanecem alertas a qualquer situação de emergência.

As rodovias também foram afetadas pelas chuvas. A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) registrou seis ocorrências desde o dia 21 de abril, sendo que dois pontos estão com tráfego em meia pista e outros quatro já foram totalmente liberados. Entre as rodovias afetadas, está a BA-001, entre Belmonte e Santa Cruz Cabrália, onde um rompimento de bueiro causou a formação de uma cratera. O trecho está sinalizado e o tráfego está em meia pista. Os equipamentos já estão em mobilização e a previsão é que cheguem ao local nesta quarta-feira (26).

Em outro trecho, a água do Rio Três Braços invadiu o desvio implantado para a obra de construção da ponte entre Coaraci e Itapitanga, na BA-651, causando a interrupção do tráfego de veículos no local. O volume de água do rio já diminuiu e o acesso à pista não foi afetado. O tráfego já foi liberado.

As equipes de resgate estão trabalhando intensamente para prestar ajuda aos afetados pelas chuvas e garantir a segurança da população nas áreas atingidas. A Sudec segue monitorando a situação e fornecendo atualizações sobre o impacto das chuvas em todo o estado.