Covid-19: Bahia confirma primeiro caso da variante Arcturus

A Bahia registrou o primeiro caso da variante Arcturus da Covid-19, conhecida como XBB.1.16. A paciente, uma mulher de 70 anos, morava na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, e teve o início dos sintomas no dia 6 de abril, sendo internada no dia 13 e coletando o teste para Sars-Cov-2 no dia 14. Infelizmente, a paciente evoluiu para óbito no dia 15.

Segundo informações do prontuário hospitalar, a paciente tinha histórico de comorbidades e entrou na unidade em estado gravíssimo, com choque séptico refratário, evoluindo com disfunção de múltiplos órgãos, lesão infectada em membro inferior e insuficiência renal.

A variante Arcturus já havia sido registrada em São Paulo, mas nos países onde ela foi identificada, não houve aumento da gravidade dos casos de Covid-19 que se traduzisse em aumento de hospitalizações e óbitos. Os sintomas da XBB.1.16 são semelhantes aos de outras subvariantes, como febre, tosse, dor de garganta e coriza.

É importante que a população se mantenha informada sobre a evolução da pandemia e siga as medidas de prevenção, como o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social, para evitar a propagação do vírus e novas variantes. A Sesab continua monitorando a situação e divulgando atualizações sobre a Covid-19 na Bahia.