A Lojas Renner, grande varejista de moda do Brasil, encerrou as atividades de 20 lojas em todo o país no primeiro trimestre de 2023, em um movimento que, segundo a companhia, visa a eficiência e redução de custos. As informações foram divulgadas no relatório trimestral da empresa nesta última quarta-feira (03).
Das 20 unidades fechadas, 13 eram da marca Camicado, especializada em artigos de decoração; quatro eram da própria Renner e três da Youcom, a linha voltada ao público jovem da companhia. A decisão faz parte de um processo mais intenso de avaliação da rentabilidade das operações após a pandemia.
“A companhia retomou de forma mais dinâmica o processo de avaliação da rentabilidade das suas operações e decidiu fechar algumas unidades, principalmente aquelas que poderiam ser absorvidas pelo parque de lojas”, diz o relatório.
Os fechamentos ocorreram durante um período no qual a empresa relatou uma queda significativa em seus lucros. No primeiro trimestre, a Lojas Renner registrou um lucro de R$ 46,8 milhões, uma redução de 75,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Apesar do fechamento de lojas e da queda nos lucros, a Renner não vê o futuro com pessimismo. A empresa planeja inaugurar de 15 a 20 novas lojas Renner, sendo 75% delas em novas praças, além de 10 a 15 unidades da Youcom e cinco da Ashua, outra marca da companhia, ao longo do ano.
A companhia parece estar apostando na recuperação e crescimento, apesar do cenário desafiador. O aumento da eficiência operacional, com a intenção de aumentar as vendas por metro quadrado e reduzir custos, está no centro de suas estratégias para o restante do ano.