O Hemoba está lançando uma nova campanha para incentivar a doação de sangue e aumentar o estoque crítico que atualmente enfrentam. A campanha intitulada “Doe Sangue e abasteça a esperança de quem precisa” visa conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e como isso pode ajudar a salvar vidas.
Existem várias situações em que a transfusão de sangue ou de plaquetas é necessária, como no tratamento de traumas, acidentes de trânsito, lesões graves, hemodiálise, câncer ou outras doenças e em vários tipos de cirurgias oncológicas, neurológicas, cardíacas, transplantes, entre outras.
Para facilitar o acesso à doação de sangue, a unidade móvel de coleta (Hemóvel) estará em diferentes locais em Salvador e Lauro de Freitas nos próximos dias. O Hemóvel tem uma capacidade de atendimento menor do que as unidades fixas, coletando uma média de 120 bolsas ao dia, porém, promove uma maior aproximação com as pessoas interessadas na causa da doação de sangue.
Para doar, é importante que o candidato esteja bem alimentado e em boas condições de saúde, sem sintomas virais; pesar mais de 50 quilos; ter dormido pelo menos 6h; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h; não fumar por, pelo menos, duas horas; e ter entre 16 e 69 anos incompletos.
Além disso, é necessário que os menores de 18 anos estejam acompanhados de um responsável legal e apresentem documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Os homens podem doar sangue até 4 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações, e as mulheres podem doar até 3 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.
Além da doação de sangue, o Hemoba também está cadastrando doadores de medula óssea. Para ser um doador de medula óssea, é necessário que o voluntário tenha entre 18 e 35 anos de idade, esteja em bom estado geral de saúde, não possua doença infecciosa ou incapacitante e não apresente doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).
A doação de sangue é um gesto solidário que pode ajudar a salvar vidas. Se você atende aos requisitos para doação de sangue, considere participar da campanha do Hemoba e doe sangue para abastecer o estoque crítico e aumentar a esperança de quem precisa.