O turismo na Bahia tem registrado um crescimento impressionante, especialmente durante o mês de fevereiro, período do Carnaval e alta temporada. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado superou a média nacional em 5,4% nas atividades turísticas durante o mês, comparado ao mesmo período de 2022.
O aumento expressivo não para por aí: a Bahia também registrou um crescimento de 20,2% frente à média nacional de 14,8%. No que diz respeito à receita no setor, o estado cresceu 36%, superando o índice nacional que ficou em 34,1%.
O secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, atribui esses números ao resultado de um planejamento estratégico do Governo do Estado, que tem trabalhado em conjunto com municípios, o trade turístico e a sociedade civil organizada. Destinos como Salvador e Chapada Diamantina lideram a preferência dos turistas no país.
Bacelar também ressalta a expectativa de continuidade no crescimento turístico durante o São João, com alcance nos 417 municípios baianos. Para isso, o governo tem investido na divulgação da festa nos principais polos emissores de turistas nacionais.