O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta semana os resultados da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023. O exame, que teve sua aplicação em 5 de março deste ano, contou com 10.062 inscritos. Entre esses, 9.230 realizaram a prova, e 1.216 foram aprovados.
A primeira etapa do Revalida é composta por provas objetiva e discursiva, que abordam as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). Os candidatos aprovados nesta fase estão aptos para se inscrever na segunda etapa do processo, que consiste na prova de habilidades clínicas.
As inscrições para a segunda fase do Revalida começam no dia 15 de maio e se estendem até o dia 19, através do Sistema Revalida. A participação nesta etapa é condicionada à aprovação na primeira, garantindo que os profissionais estejam preparados para enfrentar os desafios da medicina brasileira.
O objetivo do Revalida é subsidiar a validação de diplomas de graduação em medicina expedidos no exterior, permitindo que médicos formados fora do país possam atuar no Brasil. O exame avalia as habilidades e conhecimentos dos profissionais com base em atendimentos no contexto da atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, de acordo com a Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina.