O terreiro Templo de Umbanda Cabocla Jurema e Cabocla Ubirajara, situado em Maceió, foi palco de um lamentável episódio de discriminação religiosa e racial na última segunda-feira (08).
De acordo com mãe Graça de Oxum, líder espiritual do local, o terreiro já foi alvo de diversos ataques similares anteriormente. Ela explicou que apesar de contar com medidas de segurança, como um portão e uma grade, o espaço externo do terreiro é frequentemente alvo de depósito de lixo, incluindo sobras de alimentos, aparelhos eletrônicos e dejetos de animais.
No entanto, o ataque ocorrido na última segunda-feira teve um caráter simbólico e ainda mais preocupante: cascas de banana foram arremessadas para dentro do terreiro. Mãe Graça de Oxum interpretou a ação como uma provocação ao racismo religioso, além de ser um ato de discriminação religiosa.
O Portal de Notícias ChicoSabeTudo seguirá monitorando a situação e manterá os leitores informados sobre possíveis desdobramentos do caso, bem como sobre iniciativas que possam ser adotadas pelas autoridades locais no combate à discriminação religiosa e na garantia da segurança dos terreiros e outros espaços sagrados.