Uma mulher de 35 anos foi presa na manhã de sexta-feira (12), no Hospital Municipal Luís Eduardo Magalhães, em Cícero Dantas, Bahia, acusada de exercer ilegalmente a medicina. A suspeita, que se apresentou como a médica Laila Chaves Lula, foi detida após a polícia local receber uma denúncia proveniente de Macaúbas, Bahia.
A denúncia alertava as autoridades sobre uma mulher que estaria se passando por médica no hospital citado, enquanto a verdadeira médica Laila Chaves Lula atua no município de Macaúbas. Em um rápido movimento de investigação, a Polícia Civil de Cícero Dantas dirigiu-se ao hospital, onde identificou a suspeita.
Ao ser confrontada pela equipe de investigação, a mulher, que tentou se identificar através de um CRM apresentado em seu celular, confessou não ser médica. Ela revelou que seu verdadeiro nome é Laila Ester Gondim Bertunes e alegou ter estudado medicina no Paraguai, um detalhe que ainda está sendo investigado pelas autoridades competentes.
A falsa médica foi detida e levada à Delegacia de Polícia Civil da cidade. Ela foi autuada em flagrante pelos crimes de exercício ilegal da profissão, falsidade ideológica e uso de documento falso. A investigação continua para determinar por quanto tempo e em que circunstâncias Bertunes conseguiu se passar por médica, bem como os possíveis danos causados aos pacientes durante este período.