GLÓRIA-BA – A manhã de quinta-feira (18) foi marcada por um importante evento na cidade de Glória, Bahia. Em uma iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde e Governo, e em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar, a Campanha Maio Laranja foi realizada com o objetivo de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Mobilização contra o abuso infantil
O evento, parte da Caminhada da Prevenção, visava não apenas conscientizar a população sobre a gravidade deste crime, mas também encorajar denúncias de possíveis casos de abuso e exploração sexual de menores. A mobilização reforça a responsabilidade compartilhada de todos os cidadãos na luta contra a violação dos direitos das crianças e adolescentes.
Conscientização e denúncia: Papel fundamental da sociedade
De acordo com a organização do evento, qualquer cidadão pode se tornar um agente de mudança neste combate, denunciando suspeitas de abuso ou exploração sexual infantil. As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, um serviço de atendimento telefônico gratuito, ao Conselho Tutelar, à Polícia Civil, ou a qualquer entidade do Município como Cras, Creas, escolas e PSF’s.
Fortalecendo a rede de proteção infantil
Ações como a Caminhada da Prevenção são fundamentais para fortalecer a rede de proteção às crianças e adolescentes, especialmente em um contexto de isolamento social onde a vulnerabilidade desses jovens pode ser agravada. O objetivo é incentivar a sociedade a manter os olhos abertos, e a se posicionar contra a violência sexual, formando uma barreira de proteção para nossos jovens.
Como parte do compromisso contínuo do Portal ChicoSabeTudo em manter o público informado sobre questões de importância comunitária, continuaremos a monitorar esta situação de perto e fornecer atualizações conforme elas se tornam disponíveis. Fique atento às nossas plataformas para mais informações. A prevenção e a luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes é uma responsabilidade de todos. Junte-se a nós nesse combate.