No último domingo (21), durante a partida entre Valencia e Real Madrid pelo campeonato espanhol, o jogador brasileiro Vinicius Junior foi alvo de mais um episódio de ataques racistas na Espanha. Parte da torcida adversária proferiu insultos racistas, chamando-o de “macaco“, o que resultou na interrupção do jogo por nove minutos.
Imagens de transmissão e fotografias mostram Vinicius chamando a atenção do árbitro Ricardo De Burgos Bengoetxea para denunciar um torcedor específico. Durante a confusão, outros jogadores de ambas as equipes tentaram acalmar os ânimos. Após diálogo entre árbitros e técnicos, um aviso foi emitido pelo sistema de som do estádio informando que a partida havia sido paralisada devido ao episódio de racismo.
No calor dos acontecimentos, próximo ao final do jogo, o goleiro do Valencia, Mamardashvili, avançou em direção a Vinicius Junior, provocando uma confusão generalizada. Durante as discussões, o atacante Hugo Duro segurou o pescoço do jogador brasileiro, que reagiu acertando o rosto de Duro. Após revisão do VAR, o árbitro Burgos Bengoetxea puniu Vinicius com o cartão vermelho.
Após os ataques racistas da torcida do Valencia e a confusão ocorrida em campo, Vinicius Junior utilizou suas redes sociais para fazer um desabafo e criticar a Liga de Futebol Profissional, a La Liga. Em sua publicação, o jogador afirmou: “O prêmio que os racistas ganharam foi a minha expulsão. Não é futebol, é LaLiga”.
Vale destacar que, até o final de março, a La Liga registrou oito reclamações na Justiça relacionadas a casos de racismo envolvendo Vinicius Junior. A liga espanhola criou uma comissão específica em fevereiro para lidar com essas situações envolvendo o jogador brasileiro.
O Portal de Notícias ChicoSabeTudo continuará acompanhando de perto o desenrolar desse caso e fornecerá atualizações assim que elas se tornarem disponíveis.