RIBEIRA DO POMBAL, BA – Hugo Péricles Ribeiro Santana, 40 anos, conhecido líder do crime organizado nas regiões Sisaleira e Nordeste da Bahia, e Sergipe, foi assassinado na noite de quinta-feira (8) em sua residência na zona rural de Ribeira do Pombal.
O assassinato
O crime ocorreu por volta das 18h na Fazenda Tocaia, enquanto Santana se encontrava na casa de sua sobrinha, realizando uma rotina aparentemente tranquila: fazendo as unhas. Segundo informações preliminares, dois homens encapuzados e portando armas de fogo de grosso calibre invadiram a residência. Um dos suspeitos disparou contra o rosto de Santana. Enquanto um comparsa impedia a visão da testemunha, um segundo disparo foi efetuado.
Os policiais da cidade foram notificados e confirmaram o ocorrido, o terceiro homicídio do ano em Ribeira do Pombal. O Departamento de Polícia Técnica (DPT – Euclides da Cunha) foi acionado para realizar a perícia e remover o corpo para autópsia.
A influência de Hugo Péricles no crime organizado
Hugo Péricles foi um conhecido comandante de uma facção criminosa, exercendo influência significativa entre as regiões sisaleira e nordeste da Bahia, e na divisa com Sergipe. Suas operações ilícitas eram em sua maioria conduzidas de Ribeira do Pombal e Tucano, porém abrangiam diversas cidades, desde Conceição do Coité-BA até Poço Verde-SE.
Após ser liberado do sistema prisional em regime condicional em 2015, Santana continuou a liderar a facção criminosa, sendo responsável por inúmeros homicídios de traficantes rivais. Isso resultou em anos de terror em municípios como Ribeira do Pombal, Tucano, Euclides da Cunha, Araci, Nova Soure, Cícero Dantas, entre outros.
Além dos assassinatos, a facção liderada por Hugo era notória por realizar roubos, incluindo a instituições bancárias. Esses crimes o tornaram um dos traficantes mais procurados da Bahia.
Prisão e liberação
Hugo foi preso em janeiro de 2016, junto com a esposa, em uma residência no Condomínio QualiVida Residence, no bairro Jabotiana, em Aracaju-SE. Posteriormente, ele foi levado para o Presídio de Segurança Máxima em Serrinha-BA, onde cumpriu pena.
No momento de sua morte, Hugo residia na Fazenda Macambira, zona rural de Ribeira do Pombal.
A polícia segue investigando os motivos e possíveis suspeitos do assassinato. Até o momento, nenhuma prisão foi realizada.