O legado vivo da Bahia: Celebrando 200 anos de independência – Confira a programação!

Descubra os eventos, as atividades e as homenagens que marcam os 200 anos de independência da Bahia.

Salvador, BA – Em celebração ao bicentenário da Independência da Bahia, o estado e a prefeitura de Salvador organizam um grande festival de atrações que ocorrerá do dia 29 de junho ao dia 14 de julho de 2023. Com mais de 60 eventos programados, o público poderá desfrutar de atividades cívicas, pedagógicas, e uma diversidade de expressões artístico-culturais na capital baiana, além de outras 27 cidades na Bahia, Brasília e Buenos Aires.

Retomada do Espaço Cultural da Barroquinha

Como parte das celebrações, Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), anunciou a reabertura do Espaço Cultural da Barroquinha no dia 4 de julho. O local esteve fechado desde o ano passado devido a atos de vandalismo.

Celebrações enaltecem a herança cultural

A programação, que estende-se além do dia 2 de julho, traz diversas inovações, incluindo homenagens à figura do Caboclo, que representa os índios e mestiços baianos que lutaram pela Independência da Bahia contra as tropas portuguesas. A partir do dia 29 de junho, as celebrações começam com a estreia do espetáculo “A Resistência Cabocla”, com o Bando de Teatro Olodum, a Banda Olodum e o ator Érico Brás.

A rota do Fogo Simbólico e a entrega de novos espaços

No dia 30 de junho, ocorre a saída do Fogo Simbólico de Cachoeira rumo a Pirajá, em Salvador. Neste ano, a programação inclui um novo roteiro histórico que adiciona municípios do Recôncavo Norte à rota do Fogo Simbólico, que inclui Mata de São João, Dias D’Ávila, Camaçari e Lauro de Freitas.

No dia 1° de julho, ocorre a entrega do novo Largo da Lapinha e do Memorial 2 de Julho, espaços que ficarão abertos ao público durante todo o ano, expondo os Caboclos e trechos da história da independência.

Desfile cívico, concursos e mais

As atividades culminam no dia 2 de julho com o tradicional desfile cívico, que contará com a participação de diversos grupos culturais. Concursos de fachadas e fanfarras estão programados ao longo do percurso do desfile, na Avenida Sete de Setembro.

Nos dias seguintes, os baianos ainda poderão desfrutar de eventos culturais, inaugurações de monumentos e equipamentos.

Programação do Estado: Uma celebração educacional

O governo do estado também anunciou sua programação para o bicentenário, focada em celebração e educação, incluindo selo e monumentos comemorativos, projetos para a comunidade escolar, teatro, música, cinema, seminário e empreendedorismo.

A intenção é trabalhar o tema do bicentenário da Independência da Bahia em todas as áreas, promovendo uma grande reflexão sobre o passado, o presente e o futuro.

Projetos e atividades educacionais

Vários projetos pedagógicos foram desenvolvidos para envolver estudantes e a comunidade educacional neste grande evento. O governo do estado lançou o projeto “Educar para Lembrar”, que tem como objetivo o ensino da história da Bahia nas escolas do estado.

Além disso, as escolas irão organizar feiras de conhecimento com o tema da Independência da Bahia, debates, palestras, apresentações musicais e teatrais, concursos de redação e arte, e muito mais.

Monumentos comemorativos e selo

Para marcar o bicentenário, o governo também anunciou a construção de dois monumentos em Salvador e no Recôncavo, e a emissão de um selo comemorativo especial.

Os monumentos, que homenageiam as figuras de Maria Quitéria e João das Botas, dois heróis da independência, serão inaugurados nos dias 7 e 14 de julho, respectivamente.

O selo comemorativo, com o lema “Bicentenário da Independência da Bahia – Nossa História, Nosso Orgulho”, será usado em todas as correspondências oficiais do estado.

Cultura em destaque

A programação cultural do estado está recheada de atividades, incluindo espetáculos de teatro, apresentações musicais, projeções de filmes, e muito mais. A Bahia será palco de grandes eventos, como o Festival de Música da Bahia, com a presença de artistas locais e nacionais, e a Mostra de Cinema Baiano.

Seminário e empreendedorismo

O governo do estado também organizará um seminário sobre a Independência da Bahia, que incluirá palestras, mesas redondas, e workshops. Além disso, o programa “Empreender Bahia” terá uma edição especial, com foco na história e cultura baiana, para promover o empreendedorismo local.

Esta celebração do bicentenário da Independência da Bahia promete ser um evento grandioso e inesquecível, um momento para a Bahia e o Brasil refletirem sobre sua história, celebrarem suas conquistas, e olharem para o futuro com esperança e orgulho. A programação completa do festival pode ser encontrada no site oficial do evento.