Para quem almeja ingressar em uma instituição de ensino superior ainda este ano, o Programa Universidade Para Todos (Prouni) acaba de abrir inscrições para o segundo semestre de 2023. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os interessados têm até sexta-feira, 30 de junho, para se inscrever.
Uma chance para transformar o seu futuro
O Prouni é um programa do governo que oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, levando em conta critérios socioeconômicos e o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As bolsas podem cobrir 50% (parciais) ou 100% (integrais) do valor do curso.
Para estar apto a participar, é necessário ter obtido, no mínimo, 450 pontos nas áreas de conhecimento do Enem e não ter zerado na redação. Ao final do curso, o estudante conclui sem dívidas com o governo ou a instituição de ensino.
O Prouni também reserva vagas para pessoas com deficiência e professores da rede pública.
Quem pode participar e como se inscrever
Para ser candidato ao Prouni, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou ter sido bolsista integral em escola particular. Além disso, uma lei sancionada em 2022 ampliou a abrangência do programa, permitindo a participação de alunos de escolas particulares sem bolsa de estudos.
Sobre a renda, para concorrer a bolsas parciais, a família do candidato deve ter renda per capita de até três salários mínimos. Já para as bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal per capita deve ser de até um salário mínimo e meio (R$ 1.953).
A inscrição é feita online, no site oficial do Prouni. Depois de inscrito, o candidato poderá ser convocado em duas chamadas. Se selecionado, deve comparecer à instituição de ensino para apresentar documentos que confirmem as informações preenchidas na inscrição. Candidatos que não forem selecionados nessas chamadas ainda podem integrar a lista de espera.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 4 de julho, e o da segunda, em 24 de julho. Portanto, marque na agenda e não perca essa oportunidade!
O Prouni do primeiro semestre de 2023 ofertou mais de 290 mil bolsas de estudo integrais e parciais, tendo recebido mais de 570 mil inscrições. Agora é a sua vez de tentar uma vaga e transformar o seu futuro!