O pauloafonsino Sérgio Xavier foi nomeado Coordenador Executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, de acordo com o decreto publicado no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira, 5 de julho de 2023. A nomeação foi assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, criado pelo Decreto Nº9.082, de 26 de junho de 2017, pelo então presidente Michel Temer, tem o objetivo de conscientizar, mobilizar a sociedade e contribuir para a discussão das ações necessárias para enfrentar a mudança global do clima. As diretrizes seguem o disposto na Política Nacional sobre Mudança do Clima, na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, no Acordo de Paris, e nas Contribuições Nacionalmente Determinadas do Brasil.
Sérgio Xavier, filho dos pioneiros de Paulo Afonso, Salvador Xavier e Adeilda Xavier, já atuou como secretário estadual de Meio Ambiente de PE entre 2011 e 2017. Com uma carreira consolidada como jornalista, ativista socioambiental e desenvolvedor de projetos de baixo carbono, Xavier traz uma experiência valiosa para a coordenação do Fórum.
Notoriamente conhecido por seu trabalho no Laboratório de Economia Regenerativa de Fernando de Noronha (Lab Noronha), que incentiva a economia circular e discute ações para redução do plástico nos oceanos, Xavier pretende levar suas práticas para o Fórum do Clima. Ele declarou que o principal foco da nova função será a discussão de soluções para os problemas climáticos e a integração das políticas públicas regionais.
“Uma das bases do fórum será em Fernando de Noronha, com a intenção de fazer da ilha um centro internacional de debates sobre questões ambientais,” revelou. A nova administração do Fórum do Clima promete dar protagonismo à ilha de Noronha nesse trabalho.
A nomeação de Xavier é vista com orgulho pela família e amigos em Paulo Afonso. Ele próprio destacou a importância do Fórum e os benefícios que sua atuação pode trazer para a sua cidade natal, o Rio São Francisco e o Bioma Caatinga.
A agenda do novo coordenador do Fórum já inclui a visita da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, à ilha de Fernando de Noronha, prevista para a inauguração do Lab Noronha em outubro.
Com a nomeação de Sérgio Xavier, o Fórum Brasileiro de Mudança do Clima se fortalece em busca de soluções para os desafios ambientais que o país enfrenta, em um momento crítico de mudanças climáticas globais.