Polícia Civil de Alagoas investiga suposta fraude em concurso para delegado

Polícia Civil apura denúncias e busca esclarecer possíveis infrações no certame.

A Polícia Civil de Alagoas está conduzindo um inquérito para apurar uma suposta fraude ocorrida durante a aplicação das provas do concurso para delegado, realizado no último domingo (9). A informação foi confirmada pelo coordenador da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), delegado Igor Diego.

Diversas ocorrências foram registradas durante o certame, resultando na eliminação de alguns candidatos. Em um desses casos, um participante foi flagrado utilizando um equipamento eletrônico, que foi recolhido para perícia. O delegado Igor destaca que a Polícia Civil montou um esquema de segurança reforçado, com mais de 200 policiais, nos locais de prova, inclusive com agentes à paisana. No entanto, cabe à organizadora do certame adotar as medidas de segurança necessárias para evitar fraudes, como o uso de detectores de metais e o acompanhamento para acesso aos banheiros.

Após as suspeitas de fraude e as ocorrências registradas pela Cebraspe, responsável pela organização do concurso, a Polícia Civil instaurou um inquérito e solicitou informações sobre todas as intercorrências ocorridas nos locais de prova. A partir dessas informações, serão iniciadas as investigações. No caso do candidato flagrado utilizando o equipamento eletrônico, um boletim de ocorrência foi registrado imediatamente e o equipamento foi recolhido para perícia.

O delegado Igor Diego destaca que a Polícia Civil tem conhecimento sobre os modus operandi utilizados por aqueles que praticam esse tipo de fraude. A intenção é apurar todos os fatos e espera-se que não tenha ocorrido nenhuma fraude. Porém, caso seja detectado que algum crime tenha sido cometido, os indivíduos envolvidos serão indiciados e presos.

Nesta manhã, o deputado federal Fábio Costa compareceu à Delegacia-Geral da Polícia Civil para apresentar denúncias que recebeu sobre o certame. Ele protocolou um requerimento solicitando informações sobre a suposta fraude.