Em meio a desafios persistentes, o Estado da Bahia apresenta uma redução significativa em índices de criminalidade. Com 2.523 casos de mortes violentas registrados em 2023, comparados a 2.643 no ano anterior, o governador Jerônimo Rodrigues se mantém comprometido com a melhoria contínua da Segurança Pública.
Durante uma coletiva realizada nesta sexta-feira (21), Jerônimo destacou o fortalecimento da estrutura policial. Com promessas de mais investimentos na construção e reestruturação de unidades, além da aquisição de equipamentos essenciais como armas, coletes e ferramentas tecnológicas, o objetivo é claro: garantir que a população baiana viva em um ambiente mais seguro.
A parceria com o Governo Federal é fundamental nesse combate, principalmente no controle da entrada e saída de armas no país. “Sabemos nossa responsabilidade e vamos ampliar nosso orçamento em Segurança Pública, envolvendo desde concursos até remuneração salarial e mais”, afirmou Rodrigues. E acrescentou sobre a importância da cooperação de prefeitos locais em questões como iluminação pública e guardas municipais.
No cenário otimista de 2023, houve uma queda de 4,5% nos homicídios, latrocínios e lesões seguidas de morte em comparação ao primeiro semestre de 2022. Além disso, o índice de feminicídios caiu 14,9% – de 47 casos em 2022 para 40 este ano.
Enquanto isso, as forças de segurança da Bahia têm alcançado marcos impressionantes. O estado celebrou a apreensão recorde de 40 fuzis, e mais de 2.500 armas de fogo foram retiradas de circulação ilegal. Ainda mais, 9.019 criminosos encontraram-se atrás das grades em 2023, uma média de 50 prisões diárias ligadas a atividades ilícitas.