O líder da chacina que resultou na morte de nove pessoas em Mata de São João, região metropolitana de Salvador, foi morto em confronto com a polícia na última terça-feira (5). Thiago de Jesus Santos, conhecido como Bebeu, 28 anos, tentou fugir quando abordado por guarnições da 53ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) na rodovia BA-093, sentido Dias D’Ávila.
O confronto
Por volta das 22h, a polícia recebeu uma denúncia anônima de que Bebeu embarcara em um veículo branco, seguindo na direção de Dias D’Ávila. Na busca, os oficiais da 53ª CIPM com apoio da CIPT/CPRMS visualizaram o carro descrito e realizaram a abordagem. Enquanto um dos ocupantes se rendeu sem resistência, Bebeu tentou escapar para uma área de matagal, trocando tiros com as guarnições. Ele foi atingido e socorrido, mas morreu no Hospital Geral de Camaçari.
Antecedentes e investigação
Bebeu era membro da facção criminosa Comando Vermelho e tinha um longo histórico criminal, sendo responsável por cerca de 50 homicídios. Contra ele, diversos mandados de prisão já haviam sido expedidos, relacionados a tráfico de drogas, associação ao tráfico e homicídios qualificados.
A identificação dos envolvidos na chacina foi possível graças ao trabalho conjunto dos Departamentos Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e de Polícia Metropolitana (Depom).
Material apreendido
Na ocorrência, a polícia apreendeu um revólver calibre .38, munições, além de substâncias análogas à maconha e cocaína. O caso foi registrado na 22ª Delegacia, em Simões Filho.