Mais de 1.052 condutores em Alagoas estão sob o risco de ter sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa. De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL), processos de suspensão já foram instaurados.
Detalhamento da pontuação
O Detran-AL esclarece que o limite de pontos na CNH aumentou de 20 para 40 pontos desde 2021, após a aprovação da Lei 14.071/2020. Entretanto, em determinados casos, a suspensão pode ocorrer antes mesmo de o condutor atingir esse limite. Cerca de 650 condutores já possuem pontos suficientes, acumulados nos últimos 12 meses, para responder a um processo de suspensão.
Prazo de suspensão
Juliana de Freitas, chefe de Controle de Infrações do Detran-AL, informou que o período de suspensão pode variar de seis meses a um ano, uma vez que o procedimento administrativo esteja concluído.
Critérios de suspensão
De acordo com Freitas, caso um infrator cometa duas ou mais infrações gravíssimas em 12 meses, o direito de dirigir será suspenso com 20 pontos. O mesmo pode ocorrer com 30 pontos, caso haja uma infração gravíssima, ou ainda com 40 pontos, caso não haja nenhuma infração gravíssima registrada.
Regras para motoristas profissionais
Para aqueles que exercem atividades remuneradas, a suspensão ocorrerá apenas quando atingirem 40 pontos, independentemente da gravidade das infrações, no período de 12 meses. No entanto, com 30 pontos, o condutor terá a opção de fazer um curso preventivo de reciclagem, conforme estabelece o Conselho Nacional de Trânsito (Contran).