Confesso que, poucos dias atrás, fui surpreendido com uma matéria jornalística que estampava algo parecido com: “Os Segredos Da Gestão Do Coronel PM Paulo Coutinho”. Pasmem, fiquei estupefato. E resolvi, do meu lugar de fala, tratar desse profissional exemplar, com quem laboro há mais de 37 anos.
Ouso em afirmar ser homem de formação profissional espartana e familiar humana, crente em Deus. Ele é fervoroso na fé, nada fora da caridade, do amor e do perdão! Criterioso e justo.
Acreditem é o homem certo no lugar e no contexto social certo. O momento da segurança pública é preocupante, não seria diferente após a liberação desenfreada de armas para a população por uma opção política de fortalecimento e empoderamento da indústria armamentista. Uns acreditaram que seria possível estar-se a preocupar mesmo com a segurança da população com a disseminação da cultura armamentista.
Armas livres, armas sem controle ou “sob controle”, etc só poderia resultar em mais armas em mãos erradas.
Eis que o aparelho de segurança do Estado precisa dar um.basta nesse cenário maldito herdado. Sabiamente a escolha recai sobre um gestor que consegue promover a repressão qualificada, estruturar administrativamente a Corporação, fortalecer a Corregedoria e manter firmes os projetos de fortalecimento da Policia Comunitária.
As ações do Comandante Geral da PMBA conduzem outras esferas de governo a agirem. Isto é, esse incomparável gestor, por seu exemplo, deixa claro que é possível pari passu , o governo desenvolver ações em prol da segurança.
Penso ser esse o momento propício aos investimentos em Segurança Pública, focado nas pessoas, adocao da inteligência artificial e ampliação da integração entre as agências.
Sugiro um Programa de Prevenção Social à Violência e Criminalidade forte, bem como um Programa de Prevenção Situacional e Policial, e ainda o fortalecimento e reestruturação do Policiamento Comunitário, por meio da SSP/Sprev, tendo por referência as BASES COMUNITÁRIAS DE SEGURANÇA DA PMBA.
Sugiro ainda incentivar as polícias civil e federal, dentre outras agências de segurança pública, a intensificarem os trabalhos de Inteligência e Análise Criminal. Se possível, num único banco de dados!
Prosseguindo sobre o nosso Comandante Geral. Em conversas com interlocutores privilegiados, todos sabem do sonho do Coronel PM PAULO COUTINHO em ver o Estado brasileiro chegando efetivamente na vida das crianças e adolescentes já no segundo setênio: 7 a 14 anos. Inteligentemente, por que ele já percebeu, através do PROERD/PMBA, que o Estado e a sociedade devem chegar nesse segmento humano antes que sejam cooptadas pelas facções criminosas.
Se por um lado, o Caveira, representa a mão forte do Estado para a contenção do avanço da insurgência criminal , impedindo o alastramento da criminalidade violenta pela cidade, com a instalação até mesmo dos Tribunais do Crime, já existentes em outros Estados. Isso, diga-se de passagem, em parceria com todas as agências de segurança, agências estatais das três esferas da federação, inteligência e integração, ele conduz seu dia a dia.
Por outro lado, muito positivo, ele efetivamente é o braço amigo das comunidades vulneráveis, oferecendo oportunidades reais de vida digna, trabalho, emprego e renda através do empoderamento das crianças, adolescentes e jovens que habitam e se capacitam nas BCS/PMBA.
A partir dessa forma de gestão do CMT GERAL, registra-se uma possibilidade do Estado amparar-se nessa experiência positiva da PMBA para propor e implementar políticas públicas que venham reduzir as vulnerabilidades ambientais do espaço público; para assim, desviar as crianças e adolescentes do segundo setênio, do caminho da morte violenta intencional (pois esses é que vão matar ou morrer, lá na frente, geralmente no contexto do mercado ilegal de drogas). As secretarias de Estado, notadamente as voltadas ao lado social, podem juntas mudar a realidade de outros segmentos com políticas públicas complementares, focadas na educação, emprego e renda, a partir das experiências vivenciadas pelas Bases Comunitárias de Segurança da PMBA.
Esses são os segredos do Coronel PM Comandante Geral da PM BA: INVESTIMENTO NOS HOMENS E MULHERES PM, INVESTIGAÇÃO DOS CENÁRIOS LOCAL, NACIONAL E INTERNACIONAL, USO DA INTELIGÊNCIA POLICIAL, BEM COMO INTEGRAÇÃO COM TODAS AS AGÊNCIAS PUBLICAS QUE PROMOVAM O BEM ESTAR SOCIAL. O BEM COMUM E OS DIREITOS HUMANOS.
Obrigado Excelentíssimo Senhor CELPM PAULO COUTINHO, CMT GERAL DA PMBA, por ter transformado de verdade a PMBA numa força a serviço do cidadão.
Salvador, BA, 10 DE SETEMBRO DE 2023.
Dr. h. c. ROBSON PACHECO
CORONEL PM
DIRETOR
DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO
Bacharel em Direito
Bacharel em Administração
Especialista em Gestão e Políticas Públicas de Segurança
@robsonpacheco2028