Brasileiros debatem racismo no esporte em “Thinking Football Summit”, maior evento europeu de futebol

Personalidades brasileiras abordam o racismo no esporte em conferência europeia de futebol

Brasileiros marcaram presença em um dos mais importantes eventos de futebol da Europa, o “Thinking Football Summit”, para debater o racismo no esporte. O painel reuniu líderes e ex-atletas negros, enfatizando a importância do debate na construção de um cenário mais igualitário.

Personalidades brasileiras do futebol foram destaque na “Thinking Football Summit”, uma das mais importantes conferências europeias sobre o esporte. Realizado na cidade do Porto, em Portugal, o evento abriu espaço para a discussão sobre racismo no futebol.

Entre os assuntos abordados, destaque para a participação da equipe Mover Futebol, uma instituição brasileira que promove a qualificação, desenvolvimento e criação de oportunidades para profissionais negros no futebol. Adalberto Almeida, diretor da instituição, mediou um painel sobre o tema.

O painel teve a presença notável dos ex-atletas Mauro Silva, Marcos Senna e Helton Arruda, além do presidente da Mover Futebol, Euler Victor. Esta foi a primeira vez que uma palestra reuniu cinco homens negros com cargos diretivos e de prestígio no universo do futebol.

O evento terminou com um forte comentário que ressoou entre os participantes: “Os nossos avós foram escravos, os nossos pais arranjaram emprego e nós, hoje, palestramos no maior evento de futebol da Europa”. Adalberto Almeida destacou a importância deste fato, afirmando que “nossa luta para conquistar nosso espaço vem surtindo efeito.”