Oito meses se passaram desde os atos antidemocráticos que ocorreram em Brasília no dia 8 de janeiro. Dos 67 baianos detidos, pelo menos seis ainda permanecem sob custódia, enquanto 12 estão sendo monitorados através de tornozeleiras eletrônicas, de acordo com informações divulgadas com exclusividade pelo Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape).
Entre os detidos, cinco estão no sistema prisional do Distrito Federal, e um aguarda julgamento em um presídio de outra unidade federativa. Não foram disponibilizados detalhes sobre os demais baianos detidos após os atos.
Transferência e monitoramento
A Seape informou que alguns dos custodiados foram transferidos para outras unidades da federação, deixando de ser acompanhados pela secretaria. Este é o caso da baiana Nilma Lacerda Alves, que está sob monitoramento eletrônico e deverá ser julgada nos próximos dias.
Julgamentos virtuais
O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou que os julgamentos de Nilma Lacerda Alves e outros cinco suspeitos, que não são baianos, serão virtuais e ocorrerão entre os dias 26 de setembro e 2 de outubro. A presidente do STF, ministra Rosa Weber, pautou os julgamentos, que estão sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.
Advogados e procuradores têm até as 23h59 do dia 25 de setembro para apresentar sustentações orais sobre os casos.
Baianos ainda em detenção
- Carlos Alberto dos Santos Queiroz – Custodiado
- Charles Rodrigues dos Santos – Custodiado
- Cleriston Pereira da Cunha – Custodiado
- Joelton Gusmão de Oliveira – Custodiado
- Matheus Fernandes Bomfim – Custodiado
- Iranilton Souza da Silva – Preso em outra comarca
Monitorados por tornozeleira eletrônica
- Adalto da Silva Araújo
- Amarildo Rodrigues da Silva
- André Luiz Barreto Rocha
- Elielson dos Santos
- Filipe Cerqueira de Santana
- Jamildo Bomfim de Jesus
- Jhon Manoel de Oliveira
- João Antônio Pereira
- Alessandra Faria Rondon
- Keityane da Costa Pimenta
- Marizete Canuto Araújo
- Nilma Lacerda Alves
A situação ainda se desenvolve, e mais atualizações serão fornecidas à medida que informações adicionais forem disponibilizadas.