Paulo Afonso lidera incidência de dengue na Bahia; casos aumentam 37,2%

Prevenção se torna crucial com a chegada da primavera.

O município de Paulo Afonso encabeça a lista de cidades com maior número de casos de dengue na Bahia, segundo dados atualizados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Em 2023, a Bahia observou um aumento de 37,2% em casos da doença, registrando 44.790 casos entre janeiro e setembro, contra 32.640 casos no mesmo período do ano passado. O número preocupante de casos fez disparar o alerta das autoridades de saúde, especialmente com a chegada da primavera.

Dentre os 386 municípios que realizaram notificações, 178 apresentaram incidência da doença, enquanto 13 estão em situação epidêmica. Paulo Afonso se destaca com uma incidência de 5613,7 casos de dengue, seguido por Seabra, Teixeira de Freitas e Ilhéus.

O crescimento dos casos ocorre mesmo após o fim das estações mais frias do ano, época em que os registros normalmente tendem a diminuir. A chegada da primavera, com seu aumento de temperatura e chuvas frequentes, colabora para o acúmulo de água e, consequentemente, a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Outras doenças

Além da dengue, a Bahia registra um aumento nos casos de Chikungunya e uma redução nos casos de Zika Vírus. Chikungunya teve um aumento de 61,5% em relação ao ano anterior, enquanto o Zika Vírus teve uma queda de 15,7%.

Prevenção

As orientações para prevenção incluem o uso de roupas que minimizam a exposição da pele, o uso de repelentes e inseticidas seguindo as instruções do rótulo, e a eliminação de possíveis criadouros de mosquitos, como água armazenada em vasos de plantas, pneus e garrafas plásticas.