Salvador está na disputa para ser uma das dez cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027, caso o Brasil vença a candidatura para hospedar o evento. Uma comissão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se reuniu com representantes da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), na tarde desta terça-feira, para formalizar o convite à cidade.
Garantias e infraestrutura
O secretário geral da CBF, Alcino Rocha, destacou que as cidades-sede precisam oferecer garantias como serviços públicos e infraestrutura adequada. “Temos toda a estrutura da Copa realizada no Brasil. Poderíamos fazer em 15 cidades, mas só podemos indicar dez e Salvador não pode ficar de fora”, afirmou Rocha.
Apoio governamental
O governo estadual, por meio da Setre, confirmou que tomará as medidas necessárias para garantir a participação de Salvador. O secretário estadual da Setre, Davidson Magalhães, ressaltou a importância do evento para o incentivo ao futebol feminino, turismo e economia local. “A Bahia tem investimento recorde no esporte e sediar um evento desse porte é fundamental”, disse Magalhães.
Concorrência internacional
O Brasil está na disputa pela candidatura à Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027 contra Estados Unidos, México, Alemanha, Bélgica e Holanda. O superintendente de Desportos do Estado da Bahia, Vicente Neto, informou que toda a documentação deve ser enviada à CBF até 20 de outubro. A CBF tem até oito de dezembro para oficializar a candidatura junto à Federação Internacional de Futebol (FIFA).
Documentação e prazos
A documentação necessária para a candidatura da cidade deverá ser enviada à CBF até o dia 20 de outubro deste ano. A Confederação tem até o dia oito de dezembro para oficializar a candidatura do Brasil à FIFA.