Um novo relatório divulgado pela Trend Micro, empresa especializada em cibersegurança, revela que o Brasil é o segundo país mais vulnerável a ataques de hackers no mundo. De acordo com a pesquisa, o país fica atrás apenas dos Estados Unidos em número de ameaças bloqueadas no primeiro semestre de 2023.
Ameaças em ascensão
O estudo da Trend Micro aponta que cerca de 85,6 bilhões de ameaças foram bloqueadas globalmente no período analisado. Esse número representa 59% do total de ameaças registradas em 2022, indicando um aumento significativo na incidência de ataques cibernéticos. Os Estados Unidos, Brasil e Índia são identificados como os principais alvos desses ataques.
Por que o Brasil?
Para entender as razões que tornam o Brasil um alvo atraente para hackers, conversamos com Jonathan Arend, consultor de cibersegurança. “Os atacantes podem visar o Brasil principalmente por motivações financeiras. O país está em constante crescimento econômico, o que o torna um local muito lucrativo para ataques”, explica Arend.
Tipos de ataques
Jonathan Arend também esclareceu quais são os principais tipos de ataques cibernéticos que visam o Brasil. Embora o consultor não tenha entrado em detalhes, ele enfatiza que as motivações financeiras são um fator crucial na escolha dos atacantes.