Na cidade de Barreiras, no sudoeste da Bahia, dois homens e uma mulher foram presos na última sexta-feira (6) acusados de aplicar o golpe conhecido como “golpe dos nudes” nas redes sociais. Segundo informações da Polícia Civil, o trio usava salas de bate-papo para atrair suas vítimas, que incluem homens e mulheres de vários estados, alguns dos quais são casados.
Após iniciar o contato em salas públicas de bate-papo, os suspeitos direcionavam as conversas para modos privados ou aplicativos de mensagens.
Ao ganharem a confiança das vítimas, os acusados propunham a troca de fotografias. No entanto, as vítimas não sabiam que as fotos enviadas pelos suspeitos eram de terceiros. Além disso, os criminosos obtiveram dados cadastrais e informações sobre vínculos familiares das vítimas, utilizando essas informações para ameaçá-las. As ameaças frequentemente incluíam a divulgação das fotos e a informação aos cônjuges das vítimas caso não pagassem um determinado valor. O valor total extorquido não foi revelado pela polícia.
Foram apreendidos um notebook e vários aparelhos celulares, que serão encaminhados para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Os suspeitos foram levados à 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), onde permanecem custodiados à disposição da Justiça.