Jair Bolsonaro enfrenta novo julgamento no TSE hoje: Entenda as Implicações

Irregularidades em campanha presidencial de 2022 estão na pauta do Tribunal Superior Eleitoral.

Nesta terça-feira (10), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está sendo julgado novamente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O julgamento inclui três novas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) movidas contra Bolsonaro, com a possibilidade de torná-lo inelegível por mais um período.

As alegações

As ações em questão foram iniciadas pelo PDT e pelo PSOL e alegam diversas irregularidades na campanha presidencial de Bolsonaro em 2022. Segundo informações do jornal Estadão, uma das acusações indica que o ex-presidente teria praticado abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. O argumento é que Bolsonaro utilizou prédios governamentais como palco para promover sua campanha durante transmissões ao vivo no YouTube.

Repercussões possíveis

Caso Bolsonaro seja condenado, este seria mais um golpe para suas aspirações políticas futuras. Em junho deste ano, ele já foi declarado inelegível até 2030. A condenação foi confirmada após o voto da ministra Cármen Lúcia, que assumirá a presidência do TSE em junho do próximo ano.

Contexto anterior

O julgamento de hoje se insere em um histórico de embates legais enfrentados pelo ex-presidente. Vale lembrar que as informações aqui são do Portal ChicoSabeTudo, que acompanha de perto os acontecimentos no cenário político nacional.