Ribeira do Pombal, Bahia – Após o término do veto do governo Michel Temer que congelou a abertura de novos cursos de medicina no Brasil por cinco anos, Ribeira do Pombal poderá ser um dos municípios beneficiados com um novo curso na área. O veto, que foi instituído em 2018, chegou ao fim em abril deste ano. Contudo, empresas de educação discordaram das regras estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF).
As informações são do Portal ChicoSabeTudo.
Expansão nacional
O Ministério da Educação prevê a abertura de até 5.700 vagas, distribuídas em no máximo 95 novos cursos de medicina em todo o país. Segundo critérios governamentais, esses novos cursos poderão ser instalados apenas em municípios previamente selecionados.
Bahia na mirada
Para o estado da Bahia, o governo federal prevê a criação de 15 novos cursos, totalizando 900 vagas. Esses cursos deverão atender 257 municípios e serão instalados em 16 cidades já identificadas como regiões de saúde pelo governo. Entre essas cidades está Ribeira do Pombal, que foi pré-selecionada com base em um estudo do Ministério da Saúde.
Pré-seleção e controvérsias
O governo federal baseou a escolha desses municípios em um estudo realizado pelo Ministério da Saúde. Além de Ribeira do Pombal, outras cidades baianas como Brumado, Camaçari, e Feira de Santana também foram pré-selecionadas. No entanto, as novas regras propostas pelo MEC geraram polêmica e foram alvo de ações judiciais, colocando em dúvida o futuro desses novos cursos.
Próximos passos
A possibilidade de abertura de novos cursos ainda depende de decisões judiciais e da conclusão das normas regulamentadoras pelo Ministério da Educação. A comunidade acadêmica e a população de Ribeira do Pombal aguardam com expectativa os próximos desdobramentos.