Repatriação de brasileiros em Israel: Operação Voltando em Paz traz mais 214 cidadãos de volta ao Rio

Rio de Janeiro – Um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na Base Aérea do Galeão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira (12), trazendo 214 brasileiros que estavam em Israel. O voo faz parte da Operação Voltando em Paz, deflagrada pelo governo federal para repatriar cidadãos brasileiros em meio à guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas.

Prioridade para idosos, grávidas e crianças

Em uma coletiva de imprensa, o Itamaraty informou que idosos, grávidas e crianças foram considerados grupos prioritários para a repatriação. Além das 214 pessoas, o voo também trouxe três gatos e um cachorro.

A saga dos repatriados

O avião KC-30 (Airbus A330 200) decolou de Tel Aviv às 12h30 e pousou no Rio de Janeiro às 2h41, após 14 horas de voo. Os repatriados ficaram retidos na cidade de Jerusalém depois do início do conflito com o Hamas.

Anteriormente, outros dois grupos já haviam chegado ao Rio. O primeiro, de 40 passageiros, pousou na Base Aérea do Galeão na manhã de quarta-feira (11). Já o segundo grupo, composto por cerca de cem pessoas, a maioria membros de uma igreja, desembarcou na tarde do mesmo dia.

Testemunhos de quem voltou

Sara Balassiano Steinberg, de 92 anos, estava em Israel há três meses para conhecer sua bisneta recém-nascida. “É difícil. Eu estava com muita saudade daqui, mas o meu coração ficou lá”, expressou Steinberg, destacando o alívio e a dor que sentiu ao deixar familiares.

Virgínia Salomé, que aguardava ansiosamente o retorno da irmã, também compartilhou seu alívio. Sua irmã estava em Israel para uma peregrinação religiosa.

Procedimentos para repatriação

Segundo o Itamaraty, os brasileiros que desejam ser repatriados devem preencher um formulário de inscrição disponibilizado pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv.

Voos futuros

Outros cinco voos de repatriação estão previstos para decolar de Israel até o próximo domingo (15), de acordo com informações do Itamaraty.