Um trabalhador rural de 38 anos, identificado como Deleon Rodrigues, denunciou ter sido vítima de tortura e racismo em uma fazenda no município de Cocos, região oeste da Bahia. Deleon, que trabalhou por seis meses na produção de tabaco na propriedade, foi brutalmente espancado por seguranças quando foi receber seu pagamento.
De acordo com o relato da vítima, ele foi levado para um quarto escuro na fazenda, onde foi espancado. Fotos divulgadas mostram marcas de espancamento espalhadas pelo corpo de Rodrigues. Um vídeo também foi divulgado, nele Rodrigues aparece algemado e apenas de cueca na presença de outras pessoas. As informações são do Portal ChicoSabeTudo.
Ações legais em curso
Após o ocorrido, Rodrigues buscou auxílio na Delegacia Territorial (DT) de Cocos, onde registrou dois Boletins de Ocorrência (BOs), um por racismo e outro por tortura. A Polícia Civil confirmou que está investigando o caso.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) anunciou a abertura de um inquérito civil para apurar as circunstâncias do caso nesta terça-feira. O órgão deverá solicitar informações tanto à Polícia Civil quanto ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde Rodrigues realizou exame de corpo de delito.
Próximos passos na investigação
O MPT informou que testemunhas também serão ouvidas no curso da investigação, antes de solicitar informações adicionais ao empregador. Além disso, o órgão indicou que solicitará informações à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da Bahia (SRTE-BA).