Operação Noise: Sete líderes de facção criminosa são presos na Bahia

Polícia Civil e Federal efetuam prisões visando desmantelar o tráfico e reduzir violência

Salvador, Bahia — Sete pessoas, apontadas como líderes de uma facção criminosa, foram presas nesta terça-feira (17) em uma operação conjunta entre a Polícia Civil da Bahia e a Polícia Federal. A ação faz parte da quinta fase da Operação Noise e ocorreu nos bairros de Engenho Velho de Brotas, Imbuí, Costa Azul e Piatã, em Salvador.

Onda de violência

A Bahia enfrenta um cenário alarmante de violência. Somente em setembro, cerca de 60 pessoas morreram em confrontos com as forças de segurança no estado, a maior parte dessas mortes ocorrendo em bairros periféricos de Salvador. Um policial federal também perdeu a vida durante uma operação contra uma quadrilha criminosa. As informações são do Portal ChicoSabeTudo.

Objetivo das prisões

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, a operação teve como objetivo retirar os líderes de circulação, enfraquecer as atividades de tráfico de drogas e de armas, e reduzir o número de mortes violentas. Foram expedidos dezenas de mandados de prisão pela Justiça, que foram cumpridos no decorrer do dia.

Investimento em segurança

No início deste mês, o Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou um pacote de R$ 109 milhões para combater o crime organizado e conter a violência no estado da Bahia. Os recursos serão usados para instalar novas unidades da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, bem como para a compra de viaturas e a implementação de programas de segurança em escolas, de combate às drogas, e atendimento a jovens e mulheres vítimas de violência.