Paulo Afonso – Em uma reunião extraordinária realizada na sexta-feira (6), o Conselho Universitário (Conuni) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) decidiu cancelar o período letivo 2024.2 dos cursos de graduação. A decisão foi anunciada oficialmente na terça-feira (10).
Ajuste no calendário acadêmico
A Univasf declarou que a decisão permitirá a retomada da sincronia entre o calendário acadêmico da graduação e o calendário civil. Segundo Marcelo Ribeiro, pró-reitor de Ensino da Univasf, a iniciativa visa a redução do tempo de espera para o ingresso nos cursos após aprovação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
“A partir de 2025, os calendários estarão em sincronia e os novos estudantes voltarão a ingressar em seus cursos no início de cada semestre letivo civil”, afirma Marcelo.
Especificidades nos Cursos
De acordo com as informações do Portal ChicoSabeTudo, a oferta de vagas será estabelecida por cada colegiado acadêmico. Dos 29 cursos disponíveis, 23 continuarão a ofertar vagas para ingresso em 2024. Seis cursos, no entanto, ficarão sem novas vagas devido a suas particularidades curriculares. São eles: Ciência da Computação (Campus Salgueiro), Enfermagem (Campus Sede), Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica (Campus Juazeiro) e Medicina (Campus Paulo Afonso).
Impacto em Paulo Afonso
A decisão causou especial atenção ao curso de Medicina do Campus Paulo Afonso, que não disponibilizará novas vagas em 2024. Sydney Leão, Coordenador do Colegiado de Medicina Paulo Afonso (CMED-PAV), explicou que a inserção dos novos alunos em relação ao Sisu 2024 ocorrerá em 2025.
Ele esclareceu que essa decisão se alinha à deliberação do colegiado em reunião ordinária de 13/09/2023, considerando a impossibilidade de oferta para ingressantes em dois períodos consecutivos (2023.2 e 2024.1). Leão também destacou que a pandemia interrompeu as atividades curriculares da Univasf por 10 meses entre 2020 e 2021, levando a um descompasso entre o calendário civil e o calendário acadêmico, que a medida atual visa corrigir.
Futuras implicações
O pró-reitor Marcelo Ribeiro ainda apontou a expectativa de que, nos próximos anos, a Univasf passe a ofertar algumas vagas extras em cursos que tiveram redução nas vagas em 2024.
Este cancelamento, embora vise a reorganização e sincronia dos calendários acadêmicos, traz inúmeras implicações para os estudantes, sobretudo os que planejavam ingressar no curso de Medicina no Campus Paulo Afonso em 2024.