Um relatório divulgado pela organização não governamental Safernet aponta um aumento significativo de 84% nas denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil na internet nos primeiros nove meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022. A Safernet, que atua na promoção dos direitos humanos na internet desde 2005, registrou um total de 54.840 novas denúncias, contra 29.809 no ano anterior. Essas informações são do Portal ChicoSabeTudo.
Novos conteúdos em circulação
De acordo com Thiago Tavares, presidente da Safernet Brasil, esses dados alarmantes se referem a “novos conteúdos ou novas páginas”, ou seja, imagens e vídeos que nunca haviam sido denunciados antes. “Isso chama a atenção para o fato de que novos conteúdos e novas imagens estão sendo produzidos e colocando mais crianças em risco”, alertou Tavares em entrevista à Agência Brasil nesta quarta-feira.
Fenômeno dos “packs” ou pacotes
Um dos motivos para esse aumento significativo, segundo Tavares, é o surgimento de um fenômeno perturbador: a venda de packs ou pacotes. Estes são imagens autogeradas por adolescentes e vendidas em aplicativos de troca de mensagens como Discord e Telegram. “Essas são sobretudo populações vulneráveis que estão em condição de vulnerabilidade socioeconômica e que estão produzindo imagens íntimas de si mesmas”, explica.
Condizente com dados da Polícia Federal
O relatório da Safernet está alinhado com os dados da Polícia Federal, que realizou 627 operações relacionadas a crimes cibernéticos envolvendo crianças e adolescentes neste ano, um aumento de quase 70% em comparação com o ano anterior.
A necessidade de educação sexual nas escolas
Thiago Tavares enfatizou a importância da educação sexual nas escolas como uma medida preventiva. “É absolutamente necessário falar sobre educação sexual nas escolas porque as crianças e adolescentes estão entrando em contato com conteúdos que são inapropriados para sua idade”, defendeu.
Como denunciar
A Safernet Brasil mantém uma Central Nacional de Denúncias, e qualquer suspeita de violência sexual contra crianças ou adolescentes deve ser reportada ao Disque 100. “Se algum usuário encontrar imagens de abuso sexual, em qualquer lugar da internet, não feche os olhos e nem se omita. Denuncie”, instou Tavares.
Por redação do Portal ChicoSabeTudo