Brasil e Paraguai assinam acordo inédito de combate ao crime organizado

Cooperação bilateral para intensificar respostas contra redes criminosas

Em um movimento estratégico para combater o crime organizado, o ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Flávio Dino, e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, assinaram na última sexta-feira (27) o Compromisso de Assunção Contra a Corrupção e o Crime Organizado. O acordo, firmado em Assunção, visa fortalecer ações conjuntas de combate ao narcotráfico, contrabando de armas, lavagem de dinheiro e corrupção.

Detalhes do acordo

O principal foco do acordo é intensificar a resposta policial e jurídica às redes criminosas que operam no tráfico de drogas e armas, além de atividades de lavagem de dinheiro nos dois países. A cooperação também abrange a troca de informações sobre condenados que buscam evasão em território vizinho e ações coordenadas entre as polícias federais de Brasil e Paraguai.

Estrutura bipartite

Segundo Flávio Dino, o acordo possui uma dimensão prática que envolve metas e cronogramas definidos. O ministro também participou da reunião do Comando Bipartite, um mecanismo de cooperação policial internacional assinado em 2021 que já visa fortalecer a segurança nas cidades de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, e Pedro Juan Caballero, no Departamento Amambay, fronteiriços entre os dois países.

Próximos passos

Uma reunião subsequente com membros do Mercosul está agendada para 9 de novembro, onde os governos do Brasil e do Paraguai se juntarão a outros membros para discutir sobre a cooperação internacional no combate a crimes cibernéticos.

Palavras do Ministro

“Precisamos atuar unidos contra as organizações criminosas que atuam nesses temas de tráfico, narcotráfico, tráfico de armas, mortes violentas. Temos uma vivência nessas áreas e estamos aqui para aprender com as experiências do Paraguai e colaborar para que as instituições do Paraguai possam também trabalhar para melhorar a nossa segurança”, declarou Flávio Dino.