Jerônimo anuncia novo portal do Governo com cerca de 600 serviços disponíveis para baianos

Plataforma unificada promete facilitar a vida dos cidadãos baianos.

A partir de quarta-feira (1º), os cidadãos baianos passaram a contar com um novo meio de acesso a serviços públicos e informações institucionais: o portal ba.gov.br. Anunciado pelo governador Jerônimo Rodrigues na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, o site promete ser uma revolução na comunicação e prestação de serviços do estado, centralizando quase 600 serviços em uma única plataforma digital.

Segundo o governador, o projeto é resultado de um esforço conjunto da Secretaria de Comunicação (Secom) e da Secretaria da Administração (Saeb), com o intuito de “unificarmos a nossa linguagem, facilitar o entendimento do servidor público e da sociedade baiana”. O decreto que institui o portal será publicado amanhã, seguindo a diretriz do governo de otimizar e agilizar o atendimento ao público.

O portal ba.gov.br integra serviços de diferentes órgãos, como o SAC Digital, Detran, Sefaz, SineBahia, Procon, Embasa, INSS, a Polícia Militar com a Junta do Serviço Militar, a Polícia Civil com a Delegacia Digital, além da Polícia Federal, Secretaria de Segurança Pública e Tribunal Regional Eleitoral. Rodrigues destacou a necessidade de simplificar o acesso: “Por mais que tenhamos portais individuais, como o SAC, forçávamos as pessoas a navegar por múltiplos sites.”

A iniciativa visa também a transparência e a eficiência na comunicação com o cidadão, oferecendo um canal direto para reclamações, sugestões e dicas, e garantindo respostas concretas no “mundo real”.

O secretário de Comunicação, André Curvello, ressaltou que a tecnologia do novo portal serve a um propósito maior de atenção à população. “A tecnologia é para cuidar das pessoas. Esse é o compromisso do governador Jerônimo, é o compromisso do Governo do Estado”, afirmou.

Curvello também revelou a meta ambiciosa de crescimento do portal: um aumento de 10% nos acessos a cada seis meses, com o objetivo de atingir 7 milhões de acessos no curto prazo.

Por fim, o secretário de Administração, Edelvino Góes, referiu-se à experiência com o SAC Digital, que conta com milhões de cidadãos cadastrados, como uma base para a criação do ba.gov.br, um canal único que estará integrado com as cartas de serviços de todos os órgãos e também com as notícias do estado.