Segundo dia do Enem reúne milhões de estudantes em todo o Brasil

Detalhes importantes para candidatos que realizarão a prova de matemática e ciências da natureza.

Neste domingo, o Brasil testemunha a realização da segunda fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um dos mais relevantes processos seletivos educacionais do país. Milhões de estudantes estão mobilizados para resolver 90 questões abrangendo matemática e ciências da natureza. Com uma duração de cinco horas, o exame tem início programado para às 13h30 e conclusão às 18h30, horário de Brasília.

A organização do Enem reforça a importância do cumprimento dos horários estabelecidos: os portões abrem ao meio-dia e fecham rigorosamente às 13h. Este ano, o Enem registra mais de 3,9 milhões de inscritos. A adesão dos candidatos no primeiro dia de prova foi expressiva, com aproximadamente 2,8 milhões de presenças confirmadas.

Preparação e regras para os candidatos

Para a realização das provas, os candidatos devem portar caneta esferográfica de tinta preta, produzida em material transparente, além de um documento de identificação válido, que pode ser físico ou digital. Aconselha-se também o porte do cartão de confirmação de inscrição, indicando o local específico da prova de cada participante.

Os estudantes que necessitam justificar sua presença no exame devem providenciar a impressão da declaração de comparecimento, disponível na Página do Participante, para que seja assinada pelo aplicador no local de prova.

Dada a extensão do tempo de prova, recomenda-se que os participantes levem lanches e água.

Documentação necessária

São aceitos diversos documentos para identificação, incluindo cédulas de identidade, passaportes, Carteira Nacional de Habilitação e Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997. Documentos digitais, como e-Título, CNH Digital e RG Digital, são igualmente válidos se apresentados nos aplicativos oficiais. Ressalta-se que capturas de tela não são aceitas como forma de identificação.