Na madrugada desta quarta-feira (29), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, partiu para Dubai, Emirados Árabes Unidos, para marcar presença na 28ª Conferência de Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP28). Acompanhado do presidente Lula e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, a comitiva brasileira visa discutir estratégias globais relacionadas ao Acordo de Paris e o combate às mudanças climáticas.
A conferência, que reúne mais de 200 países, tem como foco avaliar o progresso e os desafios na redução das emissões de gases de efeito estufa. Um dos pontos altos do evento é a apresentação de inovações em tecnologias de energia limpa, essenciais no combate ao aquecimento global.
A Bahia, destacada por sua produção significativa em energias eólica e solar, ocupa uma posição de liderança no cenário nacional. Na COP28, o governador Jerônimo Rodrigues apresentará o desempenho do estado, as ações implementadas ao longo do ano e os planos futuros para fortalecer a posição da Bahia na transição energética global. “Nossa missão é reforçar o potencial da Bahia na agenda de transição energética mundial”, afirmou o governador.
Em junho de 2023, o estado lançou o Bahia + Verde, um abrangente programa de transição energética, econômica e social, com 25 projetos alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030. Iniciativas notáveis incluem a parceria com a Acelen para a produção de diesel verde, com previsão de início em 2024.
Além disso, o governador apresentará em Dubai o Atlas do Hidrogênio Verde – H²V, um recurso desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) mapeando o potencial de produção de hidrogênio verde na Bahia. O hidrogênio verde, produzido a partir de fontes renováveis, é considerado uma alternativa promissora aos combustíveis fósseis.
A COP28 acontecerá de 30 de novembro a 12 de dezembro, com a participação do governador Jerônimo Rodrigues prevista até o dia 3 de dezembro. Durante o evento, haverá fóruns e reuniões de trabalho focadas no financiamento da transição energética e na captação de investimentos para a Bahia. A comitiva do Governo do Estado inclui também os secretários de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida; do Meio Ambiente, Eduardo Sodré; e o superintendente de Atração de Investimentos da SDE, Paulo Guimarães.