Jerônimo Rodrigues apresenta desempenho da Bahia em produção de energia limpa na COP28 em Dubai

Participação estratégica da Bahia na Conferência de Mudanças Climáticas das Nações Unidas.

Na madrugada desta quarta-feira (29), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, partiu para Dubai, Emirados Árabes Unidos, para marcar presença na 28ª Conferência de Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP28). Acompanhado do presidente Lula e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, a comitiva brasileira visa discutir estratégias globais relacionadas ao Acordo de Paris e o combate às mudanças climáticas.

A conferência, que reúne mais de 200 países, tem como foco avaliar o progresso e os desafios na redução das emissões de gases de efeito estufa. Um dos pontos altos do evento é a apresentação de inovações em tecnologias de energia limpa, essenciais no combate ao aquecimento global.

A Bahia, destacada por sua produção significativa em energias eólica e solar, ocupa uma posição de liderança no cenário nacional. Na COP28, o governador Jerônimo Rodrigues apresentará o desempenho do estado, as ações implementadas ao longo do ano e os planos futuros para fortalecer a posição da Bahia na transição energética global. “Nossa missão é reforçar o potencial da Bahia na agenda de transição energética mundial”, afirmou o governador.

Em junho de 2023, o estado lançou o Bahia + Verde, um abrangente programa de transição energética, econômica e social, com 25 projetos alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030. Iniciativas notáveis incluem a parceria com a Acelen para a produção de diesel verde, com previsão de início em 2024.

Além disso, o governador apresentará em Dubai o Atlas do Hidrogênio Verde – H²V, um recurso desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) mapeando o potencial de produção de hidrogênio verde na Bahia. O hidrogênio verde, produzido a partir de fontes renováveis, é considerado uma alternativa promissora aos combustíveis fósseis.

A COP28 acontecerá de 30 de novembro a 12 de dezembro, com a participação do governador Jerônimo Rodrigues prevista até o dia 3 de dezembro. Durante o evento, haverá fóruns e reuniões de trabalho focadas no financiamento da transição energética e na captação de investimentos para a Bahia. A comitiva do Governo do Estado inclui também os secretários de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida; do Meio Ambiente, Eduardo Sodré; e o superintendente de Atração de Investimentos da SDE, Paulo Guimarães.