Recife, PE – Uma mulher de 34 anos foi agredida em no restaurante Guaiamum Gigante, no bairro de Parnamirim, Zona Norte do Recife, na noite do último sábado (23). Segundo relatos da vítima, um homem a confundiu com uma mulher trans e a agrediu fisicamente com um soco no rosto, após uma discussão na saída do banheiro feminino. A vítima, que preferiu não se identificar, afirmou que o agressor questionou seu gênero e, diante de sua resposta, iniciou o ataque.
“Ele pensou que eu era uma mulher trans usando o banheiro feminino. E ele estava com muito ódio, com muita raiva. […] Após levar o murro, eu não caí, fiquei em pé, e então consegui correr. A minha reação foi correr e gritar que eu tinha sido agredida”, disse a vítima.
Testemunhas no local gravaram vídeos que mostram a confusão generalizada entre os clientes enquanto o agressor ainda estava no estabelecimento. Um amigo da vítima, em uma declaração pública, destacou a natureza transfóbica e misógina do ataque, chocando a comunidade online.
A agressão resultou em ferimentos visíveis no rosto da mulher e na quebra dos óculos que ela usava. A vítima contesta a ação do restaurante em facilitar a fuga do agressor, alegando que enquanto ela recebia apoio de outros clientes, o estabelecimento agiu de forma a permitir a evasão do suspeito.
O restaurante, por meio de nota, defendeu sua conduta alegando que a retirada do agressor visava a segurança da vítima e dos demais presentes. A Polícia Militar foi acionada, mas ao chegar ao local, o agressor já havia fugido. A Polícia Civil registrou o caso como lesão corporal e segue com as investigações para identificar e responsabilizar o autor do ataque.