A negociação entre Palmeiras e o lateral-esquerdo Caio Paulista, atualmente emprestado ao São Paulo pelo Fluminense, está em andamento, de acordo com informações do colunista André Hernan, do portal UOL Esporte. A iniciativa partiu do técnico Abel Ferreira, que vê uma versatilidade tática no jogador, aguardado no clube paulista até 31 de dezembro.
O envolvimento do Palmeiras na negociação causa controvérsia, pois o São Paulo estava próximo de contratar o atleta definitivamente. Durante o empréstimo, existia uma cláusula de compra dos direitos do jogador fixada em 3,5 milhões de euros, aproximadamente R$ 18,7 milhões. Os clubes negociavam a forma de pagamento nos últimos meses, com o São Paulo propôs parcelar o valor, o que foi inicialmente aceito pelo Fluminense. Apesar da aparente concordância, as negociações estagnaram e a diretoria paulista supôs que a causa fosse a disputa do Mundial de Clubes, acreditando na efetivação do acordo após a competição na Arábia Saudita.
Contudo, a interrupção se deu devido ao interesse do Palmeiras em Caio Paulista, que motivou a quebra do acordo. Eduardo Uram, agente do jogador e arrendatário do futebol da Tombense, detentora de 50% dos direitos sobre o lateral, recebeu propostas mais vantajosas, deixando o Palmeiras em posição favorável para fechar a contratação.
Caio Paulista é um atacante, mas desempenha a função de lateral-esquerdo. Realizou 50 jogos e marcou cinco gols durante sua passagem pelo São Paulo, inclusive contra o Palmeiras, na Copa do Brasil. Ferreira enxerga no atleta um potencial de desenvolver na lateral esquerda uma operação semelhante à realizada por Mayke e Marcos Rocha na direita, com o uruguaio Piquerez como opção para formar a dupla.
O Palmeiras, atual campeão brasileiro, tem sua estreia na temporada de 2024 agendada para o dia 21 de janeiro, um domingo, em uma partida contra o Novorizontino, fora de casa, pela primeira rodada do Campeonato Paulista.