O Cruzeiro oficializou na quarta-feira (27) o empréstimo do meia-atacante Gabriel Verón, de 21 anos. Portando os direitos do jogador, o Porto, de Portugal, consentiu no empréstimo de Verón para o time brasileiro por uma temporada. No momento do anúncio da contratação, o clube mineiro fez um jogo de palavras ao declarar que o “verão está chegando”, referindo-se ao sobrenome do atleta.
Com a contratação de Gabriel Verón, o Cruzeiro superou o Internacional na disputa pelos direitos do jogador. Durante sua temporada no Porto, Verón, que foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo Sub-17 de 2019, realizou 27 partidas pela equipe principal do clube português e contribuiu com um gol e quatro assistências. Na temporada 2023/2024, o atleta disputou apenas uma partida pelo time B do Porto, na Segunda Divisão de Portugal.
O meia-atacante brasileiro tem um histórico significativo de conquistas. Em sua passagem pelo Palmeiras, Gabriel Verón marcou 14 gols em 97 partidas e ajudou a equipe a vencer seis títulos: Campeonato Paulista de 2020 e 2022, Libertadores de 2020 e 2021, Copa do Brasil de 2020 e Recopa Sul-Americana de 2022.
A aquisição dos direitos econômicos do jogador pelo Cruzeiro também está contemplada no acordo. Caso o clube mineiro deseje exercer tal direito, estimativa aponta para um valor aproximado de 10 milhões de euros, montante similar ao que o Porto desembolsou ao Palmeiras (10,2 milhões de euros) na contratação de Verón. A permanência de Gabriel Verón no time brasileiro até o fim de 2024 foi oficializada pelo Cruzeiro em suas redes sociais.