Na manhã desta quarta-feira (27/12), moradores do Marina França afetados pela poeira produzida por uma fábrica de concreto estiveram reunidos na secretaria municipal do Meio Ambiente-SEMA com representantes da empresa ConcreArte para debater ações que visem melhorar a qualidade do ar. Conforme caso trazido pelo vereador Valmir Rocha (PCdoB) e discutido no plenário da Câmara crianças e idosos estão sofrendo de graves problemas respiratórios em decorrência das atividades da fábrica.
O encontro organizado por Valmir teve como objetivo debater quais ações estão sendo tomadas para melhorar a situação da comunidade. Os moradores presentes na reunião relataram os problemas que têm enfrentado, como casos de asma, desenvolvidos por conta poeira.
Por sua vez, representantes da CroncreArte, uma vez que foram notificados pela SEMA, tomaram providências para diminuir a dispersão de partículas no ar, entre elas: a troca da brita pela areia, aguamento do material com caminhão pipa e melhoria dos aspersores.
A principal ação, segundo a empresa, é a instalação de manga industrial que deve diminuir em 80% a dispersão de partículas no ar. Solução endossada pela equipe técnica da SEMA.
“O principal objetivo desta reunião foi promover um diálogo entre a empresa, o município e as pessoas afetadas. Vimos aqui a disposição da empresa em promover estas mudanças para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Quero destacar o papel da SEMA que prontamente verificou a situação e notificou a empresa, e hoje, discutimos as ações concretas”, destacou o vereador Valmir Rocha.
Estiveram presentes na reunião além do vereador Valmir Rocha, secretário municipal de Meio Ambiente, Ivaldo Sales, o secretário municipal de Saúde, Adonel Júnior, moradores do bairro Marina França e representantes da ConcreArte.
Por Assessoria Parlamentar do Vereador Valmir Rocha.